Inforstorm


Obrigado por acederes ao fórum Inforstorm, se ainda não esta registado faz o teu registo, para teres acesso a todo o site.
Boa Navegação!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Inforstorm


Obrigado por acederes ao fórum Inforstorm, se ainda não esta registado faz o teu registo, para teres acesso a todo o site.
Boa Navegação!
Inforstorm
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorial] Como Fazer um OverClock

Ir para baixo

[Tutorial] Como Fazer um OverClock Empty [Tutorial] Como Fazer um OverClock

Mensagem por xpressMusic Ter Fev 17, 2009 10:52 am

Como fazer um overclock



1. O que é overclock?

O Overclock consiste em fazer determinado chip trabalhar, acima da frequência de fábrica. Vou ensinar aqui como fazê-lo num processador.



2. Opções na BIOS:

Na BIOS existem várias opções de overclock, o que eu vou dizer aqui e dar uma breve explicação sobre elas. Lembrando que o nome delas pode variar, dependendo da Motherboard.


CPU External Frequency: FSB (Front Side Bus). É a velocidade com que o processador conversa com a memória. É basicamente por aqui que fazemos o overclock.


CPU Multipler, CPU Frequency Multipler: multiplicador da CPU. Esse número, multiplicado pelo FSB, resulta no clock da CPU. Ex.: 133 x 12,5 = 1667 MHz (Athlon XP 2000+).


Memory Frequency: divisor das memórias. Geralmente, o modo síncrono (1:1, FSB na mesma frequência das memórias) é o que oferece mais desempenho e mais estabilidade. Se tens memórias DDR400 e usa um processador
com FSB 266 MHz, elas rodarão também a 266. Você pode setá-las
com velocidade maior que a CPU, mas isso quase não trará aumento
de velocidade.


Memory Timings: timings da memória. Nesta opção, partem várias sub-opções: CAS Latency, RAS Precharge, RAS to CAS Delay, Active Precharge Delay. Também há outros, como DRAM Idle Time, TRP, TRDRAM, etc. mas estes só estão disponíveis no Athlon 64. Uma diminuição destes números implica numa maior velocidade do sistema, mas afecta a estabilidade. Em overclock, o ideal é aumentá-los, pois o acréscimo de clock compensa os altos timings.


CPU Vcore: voltagem da CPU. Quando se aumenta muito a frequência do processador, é necessário dar um acréscimo na voltagem do core para atingir a estabilidade, o que também implica num aumento da temperatura. Também é possível abaixar o vCore, o que deixa o processador mais frio e, consequentemente, aumenta sua vida útil, mas isso só se for para trabalhar em stock (sem over) mesmo.


DDR Reference Voltage: vDIMM (voltagem das memórias). Ao subir o FSB, o clock das memórias sobe junto (isso no modo 1:1), e também é necessário aumentar sua voltagem para conseguir estabilidade, mas isso só se, ultrapassares a frequência de fábrica das memórias: se forem DDR400, só será necessário aumentar o vDIMM se elas passarem de 200 MHz; também pode ser útil em stock, para conseguir timings melhores.


Chip Voltage Control: Vdd (voltagem do chipset). É muito útil em overclocks agressivos, quando se tem um alto FSB.


Também há outras opções, como SB Voltage (voltagem da ponte-sul), HT Multipler (multiplicador do HT), mas estas só estão disponíveis em sistemas com o Athlon 64.


3. Começar...



Antes de fazer um overclock, deves verificar se está tudo certo com o sistema. Dá uma olhadela nas temperaturas e nas voltagens da fonte. Nos Athlons XP, não é recomendado passar de 60ºC e nos Pentium 4, de 50ºC. Em relação às voltagens, não pode haver uma variação maior que 5%, pois, caso contrário, você pode arrastar a fonte - junto com todo o sistema - para o lixo.

Para quem não quer fazer contas:

+12V: 11,4v a 12,6v
+5V: 4,75v a 5,25v
+3,3V: 3,14v a 3.46v


Um bom programa para medir isto é o Everest Home Ultimate Edition( Disponível aqui no Btnext). Para quem tem Motherboard da ASUS, é melhor o ASUS PC Probe.


Lembra-te que isto tudo deve ser medido em full load. Para isso, tens o Stress Prime 95.


4. Mãos à obra!


Agora chegou a hora ! xD. Reinicia o computador, entra na BIOS (geralmente carregas no Del, enquando o computador liga) e aumenta o FSB. Mas não aumentes muito, pois certamente o sistema não irá aguentar; eu recomendo 5 MHz. Volta para o Windows, liga o Stress Prime 95, verifica a estabilidade. Vê a temperatura e as voltagens. E assim por diante, até alguma vez dar erro no Prime 95, o que indica instabilidade. Quando isso ocorrer, tenta dar uma relaxada nos timings da memória. Vai testando a estabilidade, Vendo temperatura e voltagens. Também é útil mexer no vDIMM e abaixar o multiplicador (para poder aumentar um pouco o mais FSB). Mexer no vCore também ajuda. Não esqueças o Vdd.


Mas não exageres!!! Quanto mais altas são as voltagens, menos tempo de vida útil os componentes têm: eu não gosto de ultrapassar 0,2v o vCore original do processador. É bom teres um sitio bem ventilado, um bom cooler na CPU (pra mexer no vCore), dissipadores nas memos (pra mexer no vDIMM) e até um cooler ativo na ponte-norte (caso mexas no Vdd).

E é isto ,tens de ir mexendo no vCore, vDIMM, multiplicador, testando aqui e ali e ver o máximo de over que consegues.
xpressMusic
xpressMusic
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 171
Idade : 33
Prémios : [Tutorial] Como Fazer um OverClock Trophy10: 0 [Tutorial] Como Fazer um OverClock Trophy11: 0 [Tutorial] Como Fazer um OverClock Trophy12: 0
Barra de respeito das regras. : [Tutorial] Como Fazer um OverClock 11101010
Reputação Inforstorm : 4
Data de inscrição : 13/02/2009

http://www.imagemdigital.pt.vu/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos